Pontos Turísticos

Engenho Central
Foi fundado em 1881 pelo barão Estevão Ribeiro de Rezende, com o objetivo de substituir o trabalho escravo pelo assalariado e pela mecanização. Devido às dificuldades de manutenção das máquinas importadas, o engenho foi vendido em 1899 à Societé Sucrérie Brèsiliennes, transformando-se no mais importante do país, com uma produção anual de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool, incorporando-se a outras seis usinas. Foi desativado em 1974 e reconhecido como patrimônio histórico. Hoje representa importante espaço cultural, artístico e recreativo, abrigando expoisções, shows e festas. Sua área verde é de 80 mil metros quadrados e pode ser acessado também pela Passarela Pênsil.

Casa do Povoador
Localizada na margem esquerda do rio, é a mais antiga construção de Piracicaba e foi usada pelo capitão-povoador Antônio Corrêa Barbosa, fundador da cidade. Reconhecida como Patrimônio Histórico do Estado, abriga um Centro Cultural que realiza mostras, exposições e apresentações musicais. Visitação: 2º a 6º das 8h às 11h e das 13h às 18h. Sábados das 13:30h às 18h. Domingos e feriados das 9h às 13h e das 14h às 18h. Entrada franca.

Parque da Rua do Porto
Um dos novos parques da cidade, ocupa uma área verde de 200 mil m2 com lago, pistas para caminhadas e parques infantis. No local são relizados shows e campeonatos de balonismo, pesca e canoagem. Ótimo lugar para se exercitar, caminhar e descansar.

Museu Prudente de Moraes
Instalado em casarão de estilo imperial brasileiro, onde viveu o primeiro presidente civil do Brasil, o Museu Histórico e Pedagógico "Prudente de Moraes" reúne peças que ilustram a vida do ex-presidente e a época da formação da República. Está na rua Santo Antonio, esquina com Prudente de Moraes, no centro da cidade. Visitação de 2º a 6º das 12h às 17h e aos sábados das 9h às 12h.

Salto do Rio Piracicaba
Conta a história que a localização de Piracicaba se deve à beleza deste salto. É atração permanente, especialmente na época das chuvas e é cercado por diversos pontos que devem ser visitados, tais como a Casa do Povoador, Museu da Água, Passarela Pênsil, Engenho e Parque do Mirante.

Horto Florestal de Tupi
É uma reserva natural de grande beleza, com variadas espécies de vegetação. Possui estrutura para receber visitantes com parque infantil em madeira, monjolo, churrasqueiras, barracão e alamedas. Rodovia Luiz de Queiroz, km 5. Funciona diariamente das 7h às 16h.

Rua do Porto
Antigamente habitada por pescadores e construtores de barco, hoje é área de presevação permanente, habitada por poucos pescadores e com muitos bares e restaurantes típicos. Várias construções conservam ainda a fachada original. Está numa área de com vários pontos de visitação e, em toda sua extensão, pode-se observar, às margens do rio, muitos bonecos, conhecidos como "Bonecos do Elias" .

Museu da Água
Está instalado no casarão que abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade, que funcionou a partir de 1887, e é um dos únicos no mundo que retrata a evolução dos sistemas de tratamento e distribuição de água e a luta em defesa dos recursos hídricos. Ocupa uma área de 12 mil m2 às margens do Rio Piracicaba, ao lado do Salto.

Passarela Pênsil
Faz a ligação entre a avenida Beira Rio e o Engenho Central, passando sobre as águas do Rio Piracicaba, além de proporcionar ampla visão do Salto.

Parque do Mirante
É um dos pontos mais tradicionais de visitação em torno da Rua do Porto e Engenho Central. Formado por alamedas entre a vegetação nativa, proporciona um belo passeio, além de uma visão privilegiada do Salto.

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
É a mais antiga Escola de Agronomia do País. Foi idealizada por Luiz Vicente de Souza Queiroz que, em 1895, doou ao Estado a fazenda São João da Montanha, para que ali a escola fosse construída. Em 1901, seu sonho foi realizado. O Parque Esalq foi projetado pelo paisagista belga Arsenio Putterman, ocupa uma área de 56 hectares e data de 1907. É, sem dúvida, o mais belo campus do País, dedicando-se ao ensino e à pesquisa.

Conjunto Esportivo Municipal "Barão de Serra Negra"
Formado pelo Estádio Municipal "Barão de Serra Negra", com capacidade para 35 mil pessoas; ginásio coberto "Waldemar Blatkauskas", para 4 mil pessoas; miniginásio coberto"José de Oliveira Garcia Neto", com duas quadras e capacidade para 600 espectadores; conjunto hídrico com piscina de 50 metros e arquibancadas para 1.000 pessoas. Destaque para o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

Casa das Artes Plásticas "Miguel Archanjo Benício Assumpção Dutra"
Fundada em 1955 como Pinacoteca Municipal, possui um acervo de 450 obras adquiridas através do prêmio aquisitivo dos Salões de Belas Artes, Almeida Júnior e de Arte Contemporânea, que realiza anualmente. Promove exposições periódicas e parciais do acervo municipal e de artistas consagrados, além de abrigar oficinas culturais e sala de projeção de filmes, relacionados às artes plásticas. Localização: Rua Moraes Barros, 233. Visitação de 2º a 6º das 8h às 11h e das 13h às 18h.

Casa do Artesão
Neste espaço podem ser encontrados vários produtos artesanais como bordados, velas, argila, madeira, teares e uma variedade de lembranças da cidade.Estação da PaulistaEstação ferroviária construída em 1921. Atualmente encontra-se desativada e abriga manifestações culturais populares.


Informações retiradas do site
www.cidadepiracicaba.com.br

Outra Importante fonte de pesquisa sobre Piracicaba
www.ciagri.usp.br/piracica/aspger_p.htm

 
   
www.sintchospir.com.br - Todos os direitos reservados - sintchos@terra.com.br