Informações sobre Piracicaba - SP



História:
Piracicaba foi fundada em 1º. de agosto de 1767 pelo capitão Antônio Corrêa Barbosa, para servir como ponto de apoio para tropas militares de Iguatemi, instaladas na fronteira do Paraguai, mas sua localização e a fertilidade da terra passou a atrair fazendeiros que, aos poucos foram povoando a Vila Nova da Constituição (nome colocado em homenagem à promulgação da Constituição de 1821). Em 1877, uma petição do então vereador Prudente de Morais (mais tarde o primeiro presidente civil do Brasil), o nome da cidade foi mudado para Piracicaba, o mesmo nome do rio que, em Tupi-Guarani significa "lugar onde o peixe pára".

Num curto espaço de tempo passaram a surgir algumas edificações e, mais tarde a cidade passava a ser considerada o principal pólo mercantil da região. Hoje, Piracicaba tem sua economia voltada para agricultura, indústria , comércio e prestação de serviços. Além do famoso rio que a projetou nacionalmente, antes pela beleza e fartura de peixes e hoje, por sua navegabilidade e integração à hidrovia Tiête-Paraná, a cidade se orgulha em Ter sido o berço do cururu (um estilo musical que mescla repentes e moda de viola) projetando artistas populares como Pedro Chiquito e Nhô Serra.Nas artes plásticas, destaque para os artistas locais e para os salões Oficiais: Belas Artes, Arte Contemporânea e o Internacional de Humor – este último é considerado o segundo maior e mais famoso do mundo. Mas a cultura não é único cartão postal de Piracicaba. A cidade possui importantes instituições de ensino, como a Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiróz (USP), Faculdade de Odontologia (Unicamp), Escola de Engenharia, Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Serviço Social, com cursos de especialização em nível de pós-graduação.

A pesquisa científica e tecnológica se expressa na cidade através do CENA – Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP). Essa vocação de gerar talentos se reflete ainda no esporte. Importantes títulos foram conquistados pelas equipes de futebol, atletismo, basquete, tênis de mesa, natação, judô, karatê e outras modalidades, em disputas regionais, estaduais, nacionais e até internacionais (XV de Novembro, UNIMEP e BCN) que até hoje estão guardados na memória. A questão ambiental passou a ser levada mais a sério desde 1989, com o surgimento do Consórcio Internacional de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Capivari, do qual o município é integrante. Além da luta pela despoluição e revitalização do rio Piracicaba, a preocupação com a preservação de áreas verdes, parques, hortos florestais passam, gradativamente a incorporar as prioridades do Poder Público.

A possibilidade de integração ao Mercosul, através da hidrovia é hoje uma das grandes esperanças da população para a retomada de seu desenvolvimento, embora seja sabido que isso não deva ocorrer tão cedo.Piracicaba é assim, terra acolhedora, de clima agradável e gente hospitaleira. Um jeito todo peculiar de cidade do interior com vocação metropolitana. Um sotaque característico, encantadoramente caipira... Cidade cortada ao meio por um rio encantado e cantando na moda de viola: "o rio de Piracicaba, vai jogar água pra fora, quando chegar a hora, dos olhos de alguém que chora".

Posição Geográfica:
Latitude: 22º42'30'' S
Longitude: 47º38'01'' W


Informações retiradas do site
www.cidadepiracicaba.com.br

Outra Importante fonte de pesquisa sobre Piracicaba
www.ciagri.usp.br/piracica/aspger_p.htm


 
   
www.sintchospir.com.br - Todos os direitos reservados - sintchos@terra.com.br